O entendimento simples das coisas, sem rigor reflexivo é a proposta da
filosofia de vida, onde cada um tem uma percepção diferente dos acontecimentos
do cotidiano.
Se cada um tem uma percepção diferente dos acontecimentos, entendo que
cada um tem uma “filosofia de vida”, um modo de comportamento, de ser e de
viver.
Já a “filosofia” trata de questões cotidianas, porém nos exige capacidade
crítica e de reflexão sobre os fatos.
“Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve
decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é
o assombro do mistério.”
“A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três
modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na
cultura, seja pela forma como trata tais temas.”
...Uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou
questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores.
Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia "resolver", e sim
unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas
não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar
a curiosidade.
Fonte:
Aristósteles. Disponível em:
<http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/filosofia.html>. Acessado em 22/04/2012.
Aristósteles. Disponível em:
<http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/filosofia.html>. Acessado em 22/04/2012.
O que é
filosofia?. Disponível em : <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/delamar1.htm>.
Acessado em 22/04/2012.
O que é
filosofia?. Disponível em: <http://www.culturabrasil.pro.br/oqueefilosofia.htm>.
Acessado em 22/04/2012.
E um mundo tão comturbado e desconexo ter uma filosofia de vida é difícil, porque nós somos influenciados por varios fatores: como televisão, Internet, jornais, revista e outros. Para forma a nossa filosofia de vida leva longos anos para construir um paradgma onde você pode seguir e repassar ao seu próximo. Hoje pessoalmente falando a minha filosofia de vida tem uma certa influência religiosa,vejo como mais correta até mesmo como forma de viver em sociedade. Já muito de nós tendo a Bíblia como parâmetro para uma construção de filosofia de vida, que fornece certas regras para uma vida melhor, como amar o próximo. Imagina as pessoas sem um parâmentro religioso, talvez a sociedade seria como animais, onde os mais forte come os mais fracos. Talvez isso já até acontece na nessa sociedade capitalista onde os ricos exploram de forma animalesca os mais fracos.
ResponderExcluirA filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Daí o saber vulgar, a opinião, não ser estável e segura, mesmo quando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum – que pertence à opinião – dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta.
ResponderExcluir“Filosofia de Vida”
NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!
Um Bom dia começa dizendo... EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO!
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava em estado terminal de leucemia. Embora o coração dela estive pesado de tristeza e angústia, ela era muito determinada. Como qualquer outra mãe, ela gostaria que ele crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da doença. Junto dele tomou-lhe a mão e perguntou: - Filho, você alguma vez já pensou o que gostaria de ser quando crescesse? - Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro! A mãe sorriu e disse: - Vamos ver o que podemos fazer. Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local e contou ao Chefe dos bombeiros a situação de seu filho e perguntou se seria possível o garoto dar uma volta no carro dos bombeiros, em torno do quarteirão.
O Chefe dos bombeiros, comovido, disse: - NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO !
Se você estiver com o seu filho pronto às sete horas da manhã, daqui a uma semana, nós o faremos um bombeiro honorário, por todo o dia. Ele poderá ir para o quartel, comer conosco e sair para atender às chamadas de incêndio. E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme completo: chapéu com o emblema de nosso batalhão, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Uma semana depois, o bombeiro-chefe pegou o garoto, vestiu-o no uniforme de bombeiro e o escoltou do leito do hospital até o caminhão de bombeiros. O menino ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi até o quartel central. Parecia-lhe estar no céu... Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos os três. Em cada chamada, ele foi em veículos diferentes: no tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe dos bombeiros. Todo o amor e atenção que foram dispensados ao menino acabaram comovendo-o tão profundamente, que ele viveu três meses a mais que o previsto. Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a mãe decidiu chamar ao hospital, toda a família. Então, ela lembrou a emoção que o garoto tinha passado como um bombeiro, e pediu à enfermeira que ligasse para chefe da corporação, e perguntou se seria possível enviar um bombeiro para o hospital, naquele momento trágico, para ficar com o menino. O chefe dos bombeiros respondeu: - NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. Mas faça-me um favor: Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio.Que é apenas o corpo de bombeiros vindo visitar mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E também poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado! Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada chegaram no hospital. Estenderam a escada até o andar onde garoto estava, e 16 bombeiros subiram. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram, e disseram que o amavam. Com voz fraquinha, o menino olhou para o chefe e perguntou: - Chefe , eu sou mesmo um bombeiro? - Sim, você é um dos melhores - disse ele. Com estas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos para sempre. Diga: EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO ! "E não nos cansemos de fazer o bem" - Gálatas 6.9.Bibliografia: google.com.br http://www.sitedopastor.com.br/ilustracoes/podemos.htm