segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles

Platão e Sócrates afirmaram certa vez que "uma vida sem reflexão não merece ser vivida".
Reflexão segundo Chauí " é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo".

Percebe-se que Platão valorizava a reflexão o debate e o pensamento crítico, sendo estes utilizados como um meio de obtenção de conhecimento.

A preocupação com a formação de um homem com moral e com carater são idéias defendidas por Platão, bem como a aplicação da mesma educação para o homem e para a mulher.

Já Aristóteles acreditava na inteligência humana, como a única forma de alcançar a verdade. Foi o fundador da lógica.
Segundo Carlota Boto, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. "Em suas reflexões sobre ética, Aristóteles afirma que o propósito da vida humana é a obtenção do que ele chama de vida boa. Isso significava ao mesmo tempo vida ‘do bem’ e vida harmoniosa."

Acredito que existe grande influência desses filósofos na educação de hoje, no que se refere á preocupação em refletir sobre o que o professor precisa ensinar, sobre todo o processo de ensino-aprendizagem. Questões sobre a obrigatoriedade de certos tipos de conteúdos e sobre o impacto desses na educação são constantemente motivos de discussão e de reflexão.

No nosso interior possuimos filosofia, pois estamos sempre questionando e perguntando o porquê das coisas. Queremos respostas para questões ainda desconhecidas e para aquelas que não sabemos como responder.

É na escola que aprendemos a entender as coisas com outra visão, tratando os assuntos com uma visão mais apurada, como maior rigor cientifico, deixando um pouco de lado os ditos populares, procurando provas racionais, por meio da análise e da problematização.

A filosofia de vida e a filosofia ciência, andam lado a lado no ambiente escolar.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/aristoteles-428110.shtml

Um comentário:

  1. "A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo. Para Aristóteles a educação parte da imitação e visa levar o educando a adquirir hábitos que formarão nele uma segunda natureza. Nesse processo o educador deve expor o assunto, fazer com que o educando retenha aquilo que foi exposto, e, enfim levá-lo a relacionar os diversos conhecimentos adquiridos à custa de exercícios. Trata-se de uma educação que leva em consideração todas as faculdades que integram a natureza humana, para que o educando alcance a finalidade específica de sua existência, a felicidade. Segundo Aristóteles a educação deve ser pública e comum, porque só o estado pode garantir a formação adequada. Já Platão percebe a educação como uma arte capaz de suportar a contemplação do ser e da parte mais brilhante do ser. Sendo assim, a natureza da educação permite ao homem, através dos bons hábitos, obter uma concepção política correta por meio do auto-conhecimento. Por exemplo: o que uma pessoa julga estar errado e o é, tomará para ela tal decisão e através de seu exemplo, influenciará outras pessoas.Bibliografia: Google.com.br
    http://www.efdeportes.com/efd155/aristoteles-um-olhar-sobre-a-educacao.htm

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