segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conceito de Ontologia

Segundo Luz (2012), ontologia significa: "O estudo do Ser. Ramo da filosofia que procura elaborar um pensamento sobre o Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não segundo sua aparência.

Ontologia também pode ser entedida segundo Jardim (2011) como "ramo da filosofia que lida com a nossa constituição mais íntima, isto é, com o nosso ser."

O termo ontologia significa: Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento.

Referências:

JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

2 comentários:

  1. Olá Porthos Gostei muito do seu blog.Achei legal.
    Sobre o coneito de ontologia ficou muito claro as definição que você colocou a respeito do tema ontologia.Na apostila diz assim; O termo ontologia é originário da filosofia grega.Que significa:Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento.:Conhecemento sobre o Ser. Abraços Sua amiga.Sueni.

    ResponderExcluir
  2. Agora reflitamos sobre o significado correto de conhecimento? No domínio da logística, conhecimento significa documento comprobatório do recebimento de mercadoria por empresa encarregada do seu transporte. A partir das reflexões acima podemos concluir que determinado conceito pode ter significados diferentes, dependendo do domínio de interesse ao qual ele é empregado. A ontologia permite que seja possível explicitar estas diferenças contextualizando os conceitos relativos a cada domínio modelado e pode ser definida como o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.
    É preciso, ainda, esclarecer que ontologia e base de conhecimento não são a mesma coisa. A base do conhecimento é uma definição informal de uma coleção de informação que inclui uma ontologia como componente, ou seja, a ontologia é o alicerce sobre o qual o conhecimento pode ser construído. Já a ontologia provê um conjunto de conceitos com o objetivo de descrever algum domínio, enquanto a base de conhecimento utiliza estas estruturas para representar o que é verdade sobre algum mundo real ou hipotético.

    ResponderExcluir