domingo, 6 de maio de 2012

Racionalismo



O racionalismo reflete a idéia da consciência, e do surgimento do subjetivismo que apela para o ser pensante que existe no homem.
Um representante do racionalismo, Rene Descartes tinha profundo interesse no estudo da realidade, a partir dos seus questionamentos como:
“Como é possível conhecer a realidade”?  “Só podemos conhecer a realidade pela razão.
Ele acreditava na frase “eu penso, logo existe”, sendo utilizada como confirmação da condição de existência humana.
A partir do cogito (do pensamento), Descartes consegue fundamentar a condição de ser do homem. Além de afirmar que o homem por meio da ciência, do método científico e do pensamento consegue obter respostas concretas á suas indagações.
Obter evidência, analisar os fatos, gerar conhecimento é uma forma de geração do pensamento crítico.

Um comentário:

  1. Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base doplanejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.
    O postulado do interesse coletivo elimina os conflitos de interesses (de classe, entre uma classe e seus membros e até de simples grupos de interesse) existentes em uma sociedade, seja em nome do princípio de funcionamento do mercado, seja como princípio orientador da ação do Estado. Abre espaço para soluções racionais a ‘problemas’ econômicos (de alocação de recursos) ou urbanos (de infraestrutura, da habitação, ou do meio ambiente) com base em soluções técnicas e eficazes.
    Uma ideologia difere do mundo concreto não naquilo que afirma, senão no que cala (discurso lacunar) – não nega, apenas escamoteia a existência conflitos na sociedade. Um ‘apelo à razão’ é um convite a esquecer a existência de conflitos sociais.
    Na sociedade brasileira o superprivilegiamento da elite e o constante entravamento do desenvolvimento entra em contradição flagrante com a a idéia do interesse coletivo e o racionalismo perde sua base material, originando também o caráter incongruente da ideologia da elite. Nessas condições se gesta um derivado curioso do interesse coletivo, a saber, oconsenso. Sendo fraca a figura do interesse coletivo, esse fica substituído por seu suposto resultado: o consenso –a saber, entre os membros da elite ou entre seus representantes no âmbito político. O enfraquecimento da base do racionalismo se reflete também no planejamento e na ação do Estado, que adquire um caráter errático e não-explícito.
    Bibliografia; google.com.br: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/racio/index.html

    ResponderExcluir