sábado, 12 de maio de 2012

Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade.


Consiste em instruir, e produzir um tipo de conhecimento que não é relevante para reais necessidades do aluno. Esta postura de educação trabalha a favor do estilo de sociedade capitalista, ou seja, o aluno precisa ser tratado como um mero sujeito que deverá estar preparado e capacitado para poder satisfazer os anseios do mercado. Este tipo de método gera pessoas que não aprenderam a questionar o mundo e são simples escravos do ambiente capitalista que dita as regras e que a cada dia faz com que  o indivíduo se torne uma marionete a favor dos interesses dos grandes donos do mundo.

A prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Nesse sentido, um modelo de educação calcado na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas.
Entende-se que a prática da intersubjetividade supera o modelo pedagogizador por produzir pessoas com maior autonomia, que utilizam da razão para a avaliação de seus atos e de suas escolhas, utilizando mecanismos socialmente aceitos, e estando sempre abertos ao diálogo e ao questionamento do meio em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário