domingo, 6 de maio de 2012

Empirismo



Conceito de empirismo: “Se traduz por experiência e significa, literalmente, contato com algo. A experiência seria assim, uma apreensão da realidade externa através dos sentidos que forma a base necessária de todo o conhecimento”.
 
É a partir da experiência que o indivíduo começa a adquirir conhecimento, utilizando a percepção. Essa percepção se divide em impressão e idéia, sendo que a primeira se refere ás experiência vivenciadas de fato pelo ser humano e a segunda seria o que podemos chamar de cópias das impressões, ou melhor, nosso pensamento.

 Segundo (ANDREY, p.316), “Para Hume, as afirmações gerais, às leis, as regularidades que supomos descobrir com o conhecimento que reproduzimos sobre o mundo derivam de regras naturais que operam na imaginação dos homens”.

 A relação de causa e efeito pode ser considerada uma máxima desse movimento.

 Os principais representantes desse movimento foram: Francis Bacon, John Locke e David Hume.

Indrodução ao Empirismo

Um comentário:

  1. Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
    O termo tem uma etimologia dupla, a palavra vem do latin e também de uma expressão grega, mas deriva também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.
    Na ciência, o empirismo é utilizado quando falamos no método científico tradicional, que é originário do empirismo filosófico, que defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.
    O empirismo foi definido pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Locke argumentou que a mente seria, um "quadro em branco" sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação, ou seja, todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
    Bibliografia; google.com.br: http://www.significados.com.br/empirismo/

    ResponderExcluir